14/08/2012

O que é a cerveja



O que é a cerveja
Era um homem sábio aquele que inventou a cerveja” <Platão>

Revista Viva Mais – julho de 2012 - Reginaldo Maranhão

É curioso notar que bibere, em latim não significa cerveja, mas apenas “beber”. O termo do latim clássico para designar a cerveja é cervisia, com avariante cerevisia. Dessa raiz derivaram as palavras cerveja, do português, e cerveza do espanhol. Desde Plínio, o Velho, que viveu entre os anos 23 e 79 da era cristã, os estudiosos da Filosofia acreditavam que cervesia procede de Ceres, que na mitologia latina era a deusa da agricultura.

A cerveja é o resultado da fermentação alcoólica preparada de mosto de cereal maltado, geralmente acevada. Também pode-se adicionar mais de um cereal (milho, arroz, aveia ou trigo) com as sementes germinadas ou não. Entretanto sabe-se hoje que o cereal mai simportante para a boa qualidade da cerveja é a cevada. Ao mosto de malte é acrescentado ainda lúpulo e levedura (fermento cervejeiro).

Essa é a fórmula básica para aprodução de qualquer tipo de cerveja, cujo teor alcoólico varia de 3% a 8%. Sob a denominação de cerveja encontramos uma grande variedade de tipos dessa bebida, que são obtidos por processos que vão desde a fabricação caseira à industrial altamente tecnizada.

Para se chegar ao produto final –a cerveja no ponto de ser consumida – o processo de produção (tanto industrial como artesanal) passa por cinco fases: maltagem da cevada, secagem do malte e eliminação das radículas; moagem grossa do malte; brassagem ou mosturação;cozimento do lúpulo (desse ponto em diante entra a fase de preparação do produto para o consumo, como filtragem decantação, engarrafamento e pasteurização).

Basicamente, a fabricação industrial pode ser dividida em duas etapas principais (o que vale também paraa artesanal): a mosturação e a fermentação.

Encaminhado por Pedro Wolff.

Nenhum comentário: